quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Perguntas curiosas

Por que o automobilismo é proibido na Suíça?

 O automobilismo é um dos esportes mais famosos, mais populares e também mais caros do mundo. No Brasil, as categorias mais conhecidas são a Fórmula 1 e a Fórmula Indy, dentre outras tantas nacionais, com o a Stock Car, por exemplo. O grande centro do automobilismo mundial, porém, é a Europa. Mas um de seus países mais tradicionais, a Suíça, não permite o esporte.
A Suíça, conhecida como um país neutro, neste caso é bem firme em sua decisão: corridas de automóveis não são permitidas em seu território. Mas você, fã de Fórmula 1, pode perguntar: E o Grande Prêmio da Suíça, que ocorria até alguns anos atrás? Pois bem, ele era disputado, na verdade, na França, próximo à fronteira com o país, mais precisamente na cidade de Dijon-Prenois.
Um dia, porém, as corridas eram permitidas. Inclusive, o Grande Prêmio da Suíça de F1 chegou a ser realizado dentro de seu território de 1934 até 1954, na cidade de Berna. Mas em 1955 foi iniciado o veto. Neste ano, ocorreu um grande acidente nas 24 Horas de Le Mans, tradicional prova francesa. O acidente, em que dois carros colidiram e um atingiu a área em que se localizava o público, matou mais de 80 espectadores, além do piloto francês Pierre Levegh.
Então, o governo suíço, por considerar o automobilismo muito perigoso, o baniu do país. Esse veto chegou a ser retirado em 2007, porém, em 2009, o senado do país retornou a proibir eventos do tipo.
Mesmo assim, o país já teve 25 pilotos na Fórmula 1. O mais recente é Sébastien Buemi, que compete atualmente pela Toro Rosso. 

Como surgiram as histórias de zumbis?

Eles estão no cinema há décadas, já causaram terror nos videogames, desenhos animados, têm um desfile de rua em várias cidades do planeta e invadiram até a literatura clássica, transformando um dos clássicos de Jane Austen em "Orgulho, preconceito e zumbis"! Mas como surgiram as histórias com esses mortos-vivos sedentos por carne humana? Por incrível que pareça, os zumbis surgiram de uma crença religiosa, o vodu haitiano. As informações são do site Life's Little Mysteries .
Os feiticeiros do vodu aparecem em histórias nas quais dão a alguém um veneno não mortal, mas que faz com que a pessoa pareça estar morta. A vítima é então enterrada e o feiticeiro retorna e toma o poder sobre o corpo, o qual não obedece mais à vontade do dono. As histórias evoluíram e ao longo do tempo os feiticeiros passaram a reviver os mortos nesses contos.
As fábulas sobre zumbis passaram inclusive por estudos científicos. Nos anos 80, o botânico Wade Davis foi ao Haiti e afirmou ter identificado duas drogas que são capazes de entrar na corrente sanguínea e colocar alguém em um transe, agindo como um zumbi, ou pelo menos de forma parecida.
O folclore haitiano ainda tem histórias de terror nas quais esses mortos-vivos seriam vistos em ruas de vilas à noite. Apesar disso, os mortos-vivos do vodu são diferentes dos zumbis que ficaram famosos na cultura popular contemporânea, principalmente por não comerem carne humana.

 Fonte: Terra.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário