terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os museus mais estranhos do mundo

Para quem não gosta do calor de uma semana de praia nem da agitação da vida nocturna e prefere umas férias mais calmas e voltadas para a cultura 

Visitar museus é sempre uma boa opção, por exemplo, quando se vai de férias. Mas se também quer um rasgo de originalidade, saiba que há museus e museus. Nós mostramos-lhe alguns dos mais originais (para não dizer estranhos) museus do mundo.
Musée des Egouts, em Paris: as galerias são, na verdade, troços desactivados da rede de esgotos da capital francesa. Requer preparação psicológica, para o cheiro nauseabundo que vai encontrar, num cenário que o fará lembrar «Les Misérables» de Victor Hugo. As exposições incluem fotografias, mapas e¿ ratos de esgoto embalsamados. Existe também uma loja de lembranças, mas nem lhe vamos dizer o que pode comprar aí.
Meguro Parasitological Museum, no Japão: este museu reúne inúmeras espécies de parasitas de animais e seres humanos. Há tubos de ensaio alinhados nas paredes, cada um contendo uma amostra de um parasita. Lombrigas, bactérias, larvas e outros exemplos podem ser encontrados. Há mapas anatómicos detalhados, mostrando os ciclos de vida dos parasitas e imagens das consequências no corpo humano. Na loja de lembranças há t-shirts e porta-chaves com imagens alusivas ao tema.
Icelandic Phallogical Museum, Islândia: é um monumento ao pénis. Este museu reúne uma colecção de 150 pénis de animais e homens. O seu interior está repleto de formas fálicas, de todos os tamanhos, empilhados, enfiados na parede, colados, pendurados do tecto e em exposição, fortemente iluminados. Como seria de esperar: é proibido tocar nos objectos expostos.
Museu do Cabelo, Turquia:Galip Körükçü decidiu coleccionar amostras de cabelo do maior número de mulheres que conseguisse e abrir um museu de cabelo. Fica numa cave de Avanos e conta com mais de 16 mil amostras de cabelo feminino, pendurado das paredes e do tecto, fazendo lembrar o covil de um assassino em série, especialmente quando o próprio Körükçü decide vestir a capa e agarrar num par de tesouras.
Sulabh International Museum of Toilets, India: ora aqui está mais um museu muito original. Fica em Nova Deli e tem expostas centenas de sanitas de diferentes desenhos e originárias de várias partes do mundo. O museu tem algumas curiosidades, como o seu mote («Join the sanitation crusade») e o longo ritual, cheio de passos, para as pessoas casadas defecarem. Está descrito numa das mais sagradas escrituras hindus (Manusmriti Vishnupuran).
Museum of Bad Art, Boston: com o mote «Arte demasiado má para ser ignorada», o museu da má arte em Massachusetts alberga uma colecção com mais de 250 peças, incluindo pinturas e esculturas. O próprio museu diz que tem exposta arte exuberante, feita por pessoas que, muitas vezes, não fazem ideia do que estão a fazer. Algumas das peças foram doadas, outras pescadas ou até retiradas dos caixotes do lixo.
Grutas Park, Lituânia: Também conhecido como «Mundo de Estaline», este museu é conhecido pelo seu humor negro e profundamente irónico e trata da ocupação soviética da Lituânia. Tem uma escultura num jardim com figuras soviéticas e recria algumas realidades da altura, das cercas electrificadas e guardas em torres de madeira. Chegou a haver planos para fazer entrar os visitantes em vagões de transporte de gado através de um terminal ferroviário, mas o público não gostou da idea.
International Towing Hall of Fame & Museum, EUA: este museu à actividade dos reboques fica em Chattanooga, Tennessee, diz que tem como missão preservar a história do sector e educar as crianças sobre esta realidade.
British Lawnmower Museum, Inglaterra: o museu, situado em Southport, Lancashire, em Inglaterra, exibe variadíssimos cortadores de relva, incluindo alguns pertencentes a famosos, como o Príncipe Carlos, os mais rápidos do mundo e ainda o primeiro a energia solar.

 Fonte: Tvi 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário